Yahoo Answers is shutting down on 4 May 2021 (Eastern Time) and the Yahoo Answers website is now in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

Por que o Candomblé não acredita em diabo ou satanás?

Sou estudioso espírita e do Candomblé.

Uma coisa interessante, o Candomblé é algo belíssimo e tem cada Orixá com determinada ligação com a natureza. Exú que seria o Orixá mais delicado e difícil de lidar, nunca se soube que tenha alguma inclinação ao mal, uma vontade de destruir, de causar sofrimentos, O ser humano sacana e o pai de santo igual, é que usam dessas forças maravilhoas e descomunais, para fazer o mal e o outro ganhar dinheiro.

Não existe nos Candomblés, em nenhuma nação, uma entidade maldosa, criminosa, cruel por vocação, como se fala na bíblia. Existem entidades sim, que sendo solicitadas, ativam o carma da pessoa querelada, ou seja, faz aquela pessoa sofrer pelo carma que já tinha em sua aura, em sua estada na terra.

Os Orixás são, eu diria, agentes punitivos de Deus ou seres que levantam e dão força aos

caídos, aos fragilizados, aos que têm enormes quantidades de inimigos, mas já se arrependeu e quer melhorar. Ter Orixás consigo pode ser uma desgraça - Odu - ou uma bênção.

Os pastores analfabetos e ignorantes de Deus e de suas coisas, gente interesseira, aves de rapina, combatem o Candomblé, Umbanda, Espiritismo, Exoterismo, por não acreditarem em diabos e infernos eternos, aliás nem eles mesmos acreditam, se acreditassem não roubariam os inocentes e incautos.

É isso, o Candomblé não concebe um espírito equivalente a Olorum, a Zambi ou a Mawu-Lissá, nenhum digladia com esses Deuses ( que seriam o mesmo Deus nosso) e a eles total obediência e respeito são consagrados.

Acreditar num diabo poderoso e com forças para digladiar com o Senhor dos mundos, é uma falta de respeito e reconhecimento a Deus, é ser muito míope e ignorante da divindidade, da extraordinária força e inteligência do todo poderoso, que a tudo criou e tudo lhe deve obediência e reverência e nada lhe escapa, nada lhe foge ao controle e nada está fora de seu alcance de visão.

Respeitar e amar a Deus passa por crer nele como força e inteligência supremas e inigualáveis.

Luz e Axé.

Update:

Se existe diabo, ele poderia com Ogum, com Oxaguiã ou outro Orixá ?.

Nenhum espírito humano pode com um Orixá, são forças descomunais, mas nenhum Orixá pode contra Deus e suas leis perfeitas.

Existe um Orixá chamado Orumilaia, que diz o Ifá, que é senhor dos destinos e diz os Orixás de cada pessoa e o que ele diz, está dito, todos os Orixás respeitam e aceitam sua decisão.

Update 2:

Richard, seguir Jesus ladeado de bandidos, bancando marginais da fé, não é cristianismo.

Jesus, para segui-lo, não se precisa se dizer cristão, basta seguir seus ensinanentos. Jesus não veio ensinar a adorá-lo, mas à Deus, o foco é Deus.

Jesus disse a Pedro: "Pedro, quem não está contra nós, está do nosso lado".

Update 3:

Atalaia, Alan Kardec falava em raças primitivas e isso é uma mentira?. Os neandertais não eram uma raça atrasada?.

Fique sabendo que as raças vão se sucedendo, que os brancos de hoje já foram seres primitivos, tiverem corpos de raças diferentes, mais robustas e preparadas para locais hostís.

Allan Kardec nunca foi racista, pois as raças são somente nos corpos. Se existem povos mais adiantados e mais atrasados, está aí e é bem manifesto. Querer nivelar tudo é que e uma falta de conhecimento. Tudo tem seu tempo, sua idade, sua maturação.

12 Answers

Rating
  • 8 years ago
    Favourite answer

    O Caninhante!!!! Apesar de conhece-lo aqui no Y!R, há muito, antes não percebia o teu alto nível cultural!!! Estou animadíssima!!! Afinal, nem tudo esta perdido!!! Mas, o contrário com alguns de nossos participantes que pecam pela falta de conhecimento!!!

    Estas denominações, são criações do cristianismo!!! E como tudo isso é um arrastar de culturas, o Candonbé não se arrastar por esta infuência!!! Portanto, não valoriza!!!

    Meu ponto de vista!!!

    Por outro lado, nesta história ninguém é certo ou errado!!! Só esta certo que pensa em se desenvolver para o bem e o próximo!!!

  • ?
    Lv 5
    8 years ago

    Porque o diabo ou satanás é uma criação da cultura judaico-cristã, nada tendo a ver com a complexa cultura religiosa Iorubá-nagô, baseada na crença dos Orixás, as forças da natureza, que não são boas nem más, elas simplesmente existem, fazem parte do Universo e da Vida. A energia nuclear, por exemplo, é uma força da natureza, ela não é boa nem má, o homem é que pode fazer um bom ou mau uso dela; com os Orixás acontece o mesmo, pessoas bem intencionadas usam sua força para ajudar o próximo, e as más intencionadas, para prejudicar, mas a lei do retorno um dia há de cuidar daqueles que empregam algo tão belo para o mal. Salve os Orixás, sarava Umbanda, e muito Axé para os irmãos em Oxalá!

  • 8 years ago

    Eu sou uma estudiosa "ferrenha" de muitos assuntos, pois creio que a coisa principal de um ser humano é a busca do conhecimento...então vou engatinhando e procurando sempre o conhecimento, seja lá no que for...e muitas vezes me deparei com esses estudos, digo nos assuntos religiosos, pois embora creia no poder e uma força maior, que pode ter muitos nomes,mas que pra mim ainda o chamo de Deus, gosto de trocar idéias, com quem na verdade as tem e as procuram também...ouvi uma vez uma coisa interessante a respeito disso, sobre o diabo, Exu, satanás... que eles são entidades preparadas para combater o mal ao nosso redor, por estarem preparados a esse combate, precisamos te-los ao nosso redor, para que eles combatam o mal que podem nos atingir e são também enviados de Deus....Enfim, achei interessante e até com uma certa lógica...se creio ou não isso não importa, continuo sempre na busca.

    Por favor da uma força aqui meu amigo?clonaram a minha conta... deve ser falta de luz e axé com certeza...

    http://br.answers.yahoo.com/question/index;_ylt=Ag...

    abraços

  • Marcao
    Lv 5
    8 years ago

    “A crença no Diabo é própria de mentes infantilizadas, incapazes de raciocinar por conta própria. Acreditar em Diabo, Satanás, Lúcifer, Capeta, Maligno, Canhoto, Cramunhão, Coisa Ruim, Demônio, etc, é o mesmo que negar a existência de Deus, onipotente, onipresente e onisciente.” ( Winston Manhouse)

  • 8 years ago

    Justamente os que mais falam mal, zombam, criticam ou faz calúnias etc, são os que menos se preocupam em conhecer e viver segundo a verdade sobre as coisas de Deus.

  • Anonymous
    5 years ago

    Sim

  • 5 years ago

    Do capeta é vc Richard!

  • 6 years ago

    Ignorância é a sua rapaz acreditar em partes da bíblia que lhe convém e em outras não, as pessoas acreditam em diabo porque está na bíblia desde o início da criação em Gênesis, na bíblia diz que o anjo maior de Deus chamado lúcifer se rebelou contra Deus e foi mandado pro inferno, ninguém é mais poderoso do que Deus realmente, e junto com Lúcifer foram enviados milhares de anjos para o inferno, os anjos caídos, a minha única pergunta é a seguinte, porque na igreja evangélica que você diz que é alienação quando se expulsa um demônio que você acredita que seja orixá em nome de Jesus eles são obrigados a irem embora, porque? você também ta por fora de dizer que os pastores pregam Deus e o Diabo porque não acreditam neles kkkk, para de falar besteiras rapaz, você não conhece nada do que está falando é o mesmo que eu falar que os muçulmanos ou os Judeus não acreditam no que servem, sem eu conhecer a cultura deles, sabe o que é ignorância, julgar algo sem conhecer, isso sim é conhecido como alienação

  • 7 years ago

    Interessante todas estas verdades, mas alguem pode por favor me explicar porque em quase todos os terreiros tem imagem de cristo crucificado e a imagem de Aparecida?

  • 8 years ago

    PARA NÃO OFENDER AO PRÍNCIPE DAS TREVAS

Still have questions? Get answers by asking now.