Yahoo Answers is shutting down on 4 May 2021 (Eastern Time) and the Yahoo Answers website is now in read-only mode. There will be no changes to other Yahoo properties or services, or your Yahoo account. You can find more information about the Yahoo Answers shutdown and how to download your data on this help page.

Que estereotipa uma LOLITA?

Há esse livro, mas o que é uma Lolita, inclusive no sentido de comportamento e psicológico?

"Lolita" é uma das obras mais polêmicas da literatura contemporânea universal.

Muito arrojado para a moral vigente na época, o romance de Vladimir Nabokov (1899-1977) foi inicialmente recusado por várias editoras. Ao ser finalmente lançado, em 1955, por uma editora parisiense, gerou opiniões antagônicas: houve quem definisse o livro como um dos melhores do ano; houve quem o considerasse pornografia pura. Nos Estados Unidos, onde só viria a ser publicado em 1958, rapidamente conquistou o topo das listas de mais vendidos.

Visto hoje, filtrado pelos anos e por uma verdadeira biblioteca de comentário e crítica, Lolita parece sobretudo uma apaixonada história de amor, escrita com elegante desespero. O protagonista é o obsessivo Humbert, professor de meia-idade. Da cadeia, à espera de um julgamento por homicídio, ele narra, num misto de confissão e memória, a irreprimível e desastrosa atração por Lolita, filha de 12 anos de sua senhoria.

Escrito num estilo inimitável - mas não intraduzível, como bem se verá -, "Lolita" é uma obra-prima da literatura do século 20. Aqui se cruzam alguns dos temas clássicos da arte de todos os tempos (a paixão, a juventude, o amadurecimento) com questões mais típicas da nossa modernidade, como as ambivalências eróticas e o exílio - que é uma questão tanto de geografia quanto da linguagem e do coração.

3 Answers

Rating
  • 9 years ago
    Favourite answer

    RESUMO: O presente trabalho pretende contrastar as representações da personagem Lolita no livro de Vladmir Nabokov, de 1954, bem como na adaptação para o texto fílmico produzido por Adrian Lyne em 1997. As diferentes construções da personagem serão abordadas com o intuito de explicitar as possibilidades variadas de leitura entre a obra de Nabokov e a do texto fílmico. Observa-se no texto literário, por exemplo, um certo grau de ambivalência em relação à construção do caráter sedutor da personagem, ou seja, no texto de Nabokov suas atitudes podem ser interpretadas tanto como fruto da ingenuidade infantil, quanto como da mente ardilosa de uma jovem manipuladora; já no texto fílmico, destaca-se somente sua natureza manipuladora e sedutora. como o entorno de Lolita é importante para sua representação, outras personagens também serão abordadas neste artigo. Entre outros aspectos, interresa refletir sobre a imagem criada e cristalizada de Lolita como uma ninfeta a partir do estudo destas duas formas de linguagem – literária e fílmica –, sinalizando o modo pelo qual esses dois termos – Lolita e ninfeta – tornaramse amplamente utilizado como sinônimos. Martin (2003), Morin (1997), Woodward (200), são alguns dos autores que dão sustentação teórica ao desenvolvimento da análise.

  • 9 years ago

    Para mim o desejo pela juventude, a safadeza infanto juvenil, o ciúme, o sentimento de posse, enfim, varias coisas relacionada com o amor.

    Mas melhor que o livro é o filme, assista tu vais gostar! abraços!

  • ?
    Lv 4
    9 years ago

    Meu caro caminhante, vc realmente é um CAMINHANTE vencedor! Há muito tempo que vc faz parte do YR e continua sempre aqui mandando suas perguntas e respondendo pra gente sem se cansar! Olha faz muito tempo que te vejo por aqui e vc é ótimo! Bjo.

Still have questions? Get answers by asking now.